Átrio Restaurante: onde a Dona Truta divide espaço com o Sr. Frescal!

clip_image001Viajar é bom, não é? Melhor ainda quando se tem 4 dias e 1/2 de folga e o destino é a Serra Catarinense, quando todas as pessoas descem para curtir o Carnaval em Florianópolis. Dá um certo prazer em seguir o fluxo contrário daquele trânsito infernal que virou a Grande Florianópolis nos feriados nacionais (e quase todos os dias normais também!), e a medida que vamos subindo a BR282 (aliás, deveria ser considerada uma rodovia de relevância cênica!), desenhando suas curvas, contemplando as grandes hortênsias já perdendo suas flores em tom lilás, vou sentindo um frescor nada típico do mês de fevereiro… que delícia esse arzinho gelado!

clip_image002

clip_image003

Pausa nesta contemplação somente ocorreu quando encontramos no caminho, um enorme caminhão, acompanhado por dois outros carros, carregando serra acima uma (apenas uma!!!) das pás de um gerador de energia eólica (vocês sabiam que SC já tem um grande parque eólico no município de Bom Jardim da Serra, pertinho da famosa Serra do Rio do Rastro)! Como é grande…

clip_image004

clip_image005

Bom, deixamos a pá pra trás, e de repente íamos entrando no clima dessa viagem (que darão origem a outros posts!), cujo objetivo era vivenciar um dos momentos mais bonitos da região produtora de uvas viníferas de SC: a colheita. Bebemos bem, mas confesso que a surpresa é que comemos muito bem também, o que foi uma enorme alegria, pois tenho acompanhado o surgimento de novos estabelecimentos gastronômicos e as melhorias naqueles já existentes, tanto na qualidade de seus serviços quanto na elaboração dos seus pratos.Coisas que vou explicar em mais detalhes…

O Átrio Restaurante foi nosso primeiro ‘compromisso’ gastronômico em Urubici (local que escolhemos para base desta viagem). Localizado no centro da cidade, num ambiente bem acolhedor, muito bem decorado, reconhecido por servir o melhor da truta e o melhor do frescal, pratos típicos da serra e dos tropeiros.

clip_image006

clip_image007

clip_image008

clip_image009

Destaque para a organização do Átrio Restaurante. Eles possuem um blog que constantemente é atualizado. A cada inclusão no cardápio ou na carta de vinhos, as novidades seguem pela internet. Além disso, eles usam este espaço para informar quais os pratos estão sendo elaborados, em virtude de alguns ingredientes sazonais, como as amoras silvestres, que são deliciosas quando preparadas para acompanhar um truta grelhada. Para o período de carnaval eles elaboraram um cardápio específico, e bem farto! A carta de vinhos também é variada, e contempla diversos vinhos de SC, assim conseguimos provar um belo Villagio Grando.

clip_image010

Cuidado em manter o cardápio atualizado, e organizado especialmente para este período.

clip_image011

Um ‘potente’ Cabernet Sauvignon 2007 da Villagio Grando. Mas confesso que deveria estar um pouco mais resfriado, e acredito que ficaria ainda melhor se colocado para ‘respirar’ um pouco.

O atendimento foi muito bom, o tempo de preparo foi perfeito, e o sabor estava excelente. Escolhemos uma Truta com molho de castanhas e um Frescal com farofa de pinhão, outro ingrediente abundante na região, e que harmonizou muito bem com o frescal.

clip_image012

Truta grelhada com molho de castanhas (falha minha que não fotografei o molho – era servido separadamente – sorry!).

clip_image013

Frescal com farofa de pinhão.

Como eu já havia ‘devorado’ o blog deles, estava curiosa para provar a pannacotta, servida nas versões Frutas vermelhas(morando, amora e framboesa) e Frutas amarelas (manga, maracujá e laranja). E para não correr o risco de sairmos sem provar a melhor, desta vez não dividimos a sobremesa, e ficamos com as duas! Mas confesso que a Frutas vermelhas foi minha preferida.

clip_image014

Pannacotta de Frutas amarelas.

clip_image015

Pannacotta de Frutas vermelhas.

Posso dizer que começamos os ‘trabalhos gastronômicos’ com o pé direito. Pelo jantar para dois, incluindo o vinho, pagamos R$ 150,00. É bom informar que a grande maioria dos restaurantes da região não aceita cartão, porém no Átrio Restaurante há possibilidade de pagar no cartão de débito.

Av. Rodolfo Andermann, 886 – Esquina

Urubici/Santa Catarina

Fones: 49 3278-5140 / 49 9918-9880

atriorestaurante@hotmail.com

http://www.atriorestaurante.blogspot.com

E se você deseja conhecer um pouco mais da Serra de SC, acesse outros posts da Conselheira para Viagens (conselheiraparaviagens.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário